" Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante!"
Antoine de Saint- Exupéry







23 de agosto de 2010

Reflexão da Semana





Sinceridade: Qualidade ou Defeito ?


Ser sincero é dizer verdades.


Um dia destes uma amiga , super sincera metralhou- me novamente com suas frases sinceras, e ainda por cima, sobre o assunto de sempre, para não magoá-la, engoli a seco a minha sinceridade e concordei, novamente, sem querer concordar com a verdade da minha amiga sincera.


Pensando nesta situação, eu me questionei: “ A sinceridade, é uma Qualidade ou um Defeito?”


Acredito que para quem diz, para quem se alivia dizendo a sua verdade, é sim uma qualidade, pois traz a sensação de dever cumprido, de coisa certa a ser feita; mas, para quem escuta, a sinceridade tem uma outra cara, ela pode magoar, pode ferir, pode machucar, pois nem sempre estamos preparados para ouvi-la e aceitá-la.


Quantas vezes ocultamos a nossa sinceridade para não ferir o próximo?


Nestes momentos estamos sendo falsos?


O ser humano tem a incrível habilidade de camuflar-se, assim como o camaleão, que se disfarça conforme o ambiente, nós disfarçamos nossos sentimentos, nossas mágoas, nossas verdades, para não falar o que realmente pensamos, sentimos e necessitamos dizer, assim evitamos de falar em vão; pois muitos não estão interessados na verdade do próximo; e não corremos o risco de ferir quem nos ouve.


A minha conclusão é que não devemos ser tão sinceros assim. Quando seu chefe te pergunta: “ Esta tudo bem ?”, “ E as coisas aqui, como estão ?”. Você pode até não estar bem, pode até pensar que as coisas não vão bem, mas você deve mesmo ser sincero ? Será que ele realmente quer saber como você está ? Como sua vida está ? Será que ele realmente está preparado para ouvir que as coisas não estão bem na empresa? Quantas vezes ainda teremos que ocultar a nossa verdade para não ferir os outros? Amigos, pais, maridos, namorados... quantas vezes vamos ter ainda que nos ocultar para não ferir o próximo? Para não falar em vão ?


Enquanto não acho a solução, vou me disfarçando como o camaleão, vou me ferindo, pois tenho vontade de gritar ao mundo as minhas verdades, mas por enquanto, o mundo não está preparado para ouvi-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário